Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Intoxicação Exógena

A intoxicação Exógena é um dos agravos que compõem a lista nacional de doenças de notificação compulsória, e se constitui em um conjunto de efeitos nocivos representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam o desequilíbrio orgânico produzido pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico.

A intoxicação por agrotóxicos é de notificação compulsória no Sistema Nacional de Notificação de Agravos (Sinan), conforme a Portaria MS nº 1.271/2014. Ela deve ser notificada semanalmente por meio da ficha de intoxicações exógenas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), por profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde que prestam assistência ao paciente, entre outras instituições.

As intoxicações exógenas por agrotóxicos são processos patológicos caracterizadas por um desequilíbrio fisiológico, com manifestações variadas de acordo com a classe das substâncias. Pode ser de natureza ocupacional, acidental, delitiva, suicida, entre outras. Considera-se como caso suspeito todo indivíduo que, tendo sido exposto a agrotóxicos, apresente sinais e sintomas clínicos de intoxicação ou alterações laboratoriais possivelmente compatíveis.

O Rio Grande do Sul (RS) é um Estado no qual as atividades agropecuárias representam um papel importante na economia gaúcha. Baseadas no modelo produtivo convencional, as culturas agrícolas utilizam um grande volume de agrotóxicos. Embora a capacidade instalada do setor saúde ainda enfrente dificuldades para atender a estas intoxicações e realizar o registro, o Estado tem apresentado uma pequena melhora na sensibilidade quanto ao agravo. De 1,56 casos por 100 mil habitantes notificados no ano de 2012, o RS atingiu 7,08 casos por 100 mil habitantes em 2018. Desta maneira estamos diminuindo a subnotificação e a meta de 6 casos por 100.000 habitantes pactuada no Plano Estadual de Saúde 2016-2019 foi alcançada. Em 2015, a média nacional de notificação deste agravo foi de 6,26 por 100 mil habitantes.

taxa de notificação

Abaixo seguem alguns materiais de investigação de intoxicação exógena por agrotóxicos no Sinan:

Taxa de intoxicacao por Agrotoxico uso agricola

Links relacionados

Centro Estadual de Vigilância em Saúde